Ricardo Lunkes

Links:

Ricardo Lunkes com seu disco Vento, que teve a participação de renomados instrumentistas brasileiros, entre eles, Renato Borghetti e Carlitos Magallanes, contou com uma grande liberdade estética em suas composições. Inspirado em artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim e João Bosco, Ricardo transita com grande habilidade pela vasta influência do cenário musical brasileiro.

A participação de músicos de diferentes vertentes evidencia o ecletismo das influências de Lunkes, que pode ser percebido nas 13 faixas de VENTO! – como na fusão de bossa nova, rock e samba, que ocorre de forma singela nas faixas “Porto Alegre”, “A fera” e “O buffet nosso de cada dia”. O fado e o rock servem de moldura para a poesia marcante de “Recado ao vento”. O chamamé e o tango, com pitadas de rock grunge, se alternam na tragicômica história noir contada em “O Tolo, o sádico e o pródigo”.
Lunkes se considera um compositor brasileiro alheio à estética de estilos musicais. Para ele, VENTO! “promove a fusão natural de encontros sonoros de todo o mundo, de forma cosmopolita e local, mas com os temperos da música brasileira”.

Lunkes conta ainda com uma banda de conhecidos instrumentistas gaúchos. São eles: Anderson Dorneles, Otávio Moura, Carlos Ferreira, Bruno Vargas e Fernando do Ó. O trabalho foi produzido pelo produtor musical Otávio Moura. Além deles, o disco conta com as participações de Amauri Iablonovski (flauta), Rafael Ferrari (bandolim), Luiz Palmeira (violão 7 cordas) e Rafael Pavão (percussão) – além do violoncelista francês Christophe Boissiere e do expoente uruguaio Carlitos Magallanes, ao bandoneon.

Natural de Santo Ângelo, Ricardo Lunkes vive em Porto Alegre desde 1998. Sua formação musical teve início em 2000, tendo como professores os violonistas Maurício Marques e Luiz Palmeira, e o bandolinista Rafael Ferrari.