Além do Esterno

Links:

Além do Esterno, banda formada em Novo Hamburgo pelos irmãos Rafael e Fabricio Gomez e por Lydio Neto, traz no nome a palavra esterno, sim, com S, esse osso que protege o coração e outros órgãos vitais.
Mas vale a dúvida (ou a certeza) do que é dito ou ouvido! É para além do eXterno também! Além das aparências, do que é visível e palpável!
Herdeiros do Grunge e do Rock Alternativo dos anos 90, a maturidade de quase 20 anos de estrada trouxe a melodia, mas permaneceu a atitude dos primeiros tempos. Às influências iniciais, do Pearl Jam, Guns, U2, Foo Fighters, pode-se acrescentar as melodias de bandas e artistas como Kings of Leon, Biffy Clyro e John Mayer.
A banda também é fruto da reconciliação entre os dois irmãos, Fabricio e Rafael Gomez, mas não como os irmãos Gallagher, do Oasis, que vivem às turras, e sim como Yoko e Paul, Axl e Slash, Nasi e Scandurra, Dave Grohl e Courtney, que encontraram o ponto de equilíbrio na diferença.
O que mais posso fazer? É a pergunta que está na capa do primeiro disco da banda Além do Esterno. É um oferecimento de ajuda? Quem precisa de ajuda? Quem não precisa de ajuda?
A Além traz no DNA a capacidade e a ousadia de abordar temas difíceis. Fabricio (batera e voz), Rafael (baixo e vocal) e Lydio Neto (guitarra e voz) não tem medo de falar o que sentem. Suicídio, aborto, esperança e a falta dela, amor, todos esses temas estão nas letras da A.E.
Na faixa “Dom”, é um pai dizendo ao filho, que ainda não nasceu, que ele está cuidando e zelando pela vida! A opção do aborto não será exercida, porque um está pronto para o outro. Não há dúvidas, há o exemplo do pai do pai! O mundo não pode se apartar dos seus filhos e irmãos.
Na música de trabalho, “Voo”, é um menino que tem um sonho: ele quer voar, e apesar de todos tentarem lhe desencorajar, ele acredita no seu sonho e voa. É mais uma música que fala sobre esperança, sobre acreditar em si e no seu sonhos. Quando deixamos um sonho nosso morrer, uma parte do que somos morre com esse sonho, e isso é muito triste. Então, “Voo” lança o desafio: nunca deixe os seus sonhos morrerem.
A música é o elo de ligação e a ponte para a reconciliação. Reconciliação para além do esterno, além da aparência. Algo intransponível, forte, duradouro, que resista às crises e às adversidades.
Além Esterno é um grito! E não pode deixar de ser ouvido!

Publicações: